• Cristina Dalla Nora

Orientação Vocacional


Olá pessoal!

Hoje trago mais um vídeo informativo dentro da área da Psicologia!

Falo um pouco sobre a difícil tarefa da escolha profissional, que normalmente é feita quando estamos na fase da adolescência.

Precisamos escolher qual curso fazer na faculdade que determinará o nosso futuro, a nossa vida. Será que é assim mesmo?

Será que a escolha que fizemos aos 18 anos para estudar numa faculdade precisa ser para a vida inteira? É um momento difícil e complexo. E a Orientação Vocacional feita por um psicólogo pode ajudar!

As escolhas sobre qual curso fazer, qual profissão seguir e que ocupação ter, nem sempre são fáceis.

O maior problema nisso tudo é que sofremos pressões internas, sociais e, principalmente, familiares para tomarmos essa decisão tão crucial na adolescência, etapa da vida que tudo ainda é muito confuso e imaturo.

A Orientação Vocacional serve como uma ferramenta para que a escolha profissional seja realizada com mais calma, tranquilidade e maturidade.

Pode-se definir a Orientação Vocacional (OV) como um processo pontual que tem como objetivo auxiliar jovens e facilitar a escolha profissional. Um processo de OV envolve entrevista, bateria de testes psicológicos, reflexão, informações sobre o mercado de trabalho, as possibilidades e as expectativas relacionadas com as profissões e ocupações, bem como, auto-conhecimento para que a escolha traga satisfação e realização. Além das infinitas orientações e informações, a OV também considera aspectos como a personalidade, aptidões, interesses e potencial intelectual.

É considerado um processo pontual, devido a intensa capacidade que o indivíduo tem de transformação e mudanças em seu ciclo de vida, podendo variar seus interesses, aptidões e conhecimentos.

Importante: é o próprio orientando quem vai fornecer, de forma ativa, resultados para a sugestão de cursos ao final de uma Orientação Vocacional. O profissional trabalha com as informações fornecidas e a compilação dos dados de entrevista, bateria de testes e outros aspectos coletados durante o processo de orientação. Dessa forma, é importante que o orientando seja responsável e dedique-se nas tarefas propostas.

Espero que gostem e seja esclarecedor!!

#Vídeo #CristinaDallaNora #Psicologia #OrientaçãoVocacional #Comportamento

© 2016-2020 por vempensarPSI.com.br e cristinadallanora.com.br

Atenção: este site não oferece atendimento imediato e de emergência. Em caso de crise, ligue para 188 - Centro de Valorização da Vida - ou acesse www.cvv.org.br. Procure o hospital mais próximo em caso de emergência.