• Luciana Leite

EMDR


EMDR

(Eye Movement Desensitization and Reprocessing)

Desenvolvido pela psicóloga Francine Shapiro (EUA), no final dos anos 80, como uma abordagem psicoterapêutica, voltada a ajudar as pessoas a superarem dificuldades emocionais, que, em geral, estão relacionadas a acontecimentos desagradáveis, traumáticos, que costumam resultar em crenças limitantes, ansiedade elevada, baixa autoestima, medos exagerados, complexos de inferioridade e sintomas depressivos, que se não superados, podem comprometer o funcionamento do ser pela vida a fora; restringindo o seu potencial humano.

Uma vivência difícil pode ficar mantida no cérebro juntamente com a imagem original, os sons, os pensamentos, os sentimentos e as sensações corporais que ocorreram durante o evento. E sempre que há uma recordação ou vivência semelhante, o desconforto ressurge, reforçando a experiência dolorosa e levando a pessoa à repetição de comportamentos não adaptativos.

Com o EMDR, estimula-se o sistema de processamento de informações no cérebro, permitindo a liberação dessas lembranças e/ou sensações incômodas, desconfortantes, e, a partir disso, dá-se a possibilidade à pessoa, de desenvolver um nível de atitude e clareza sobre as situações em sua vida, que a leve a uma maior aceitação do acontecido e a escolhas futuras mais assertivas ao seu dia-a-dia; assumindo a autoria da própria história.

Isso se faz possível, a partir da ativação de mecanismos de cura e criatividade do nosso cérebro, além da soltura do corpo de tensões musculares. Essa abordagem psicológica é recomendada a todas as pessoas que apresentem algum tipo de dificuldade emocional ou que tenham passado por alguma situação que esteja comprometendo o seu bem-estar biopsicossocial-intelectual como, vivências de luto, perdas e violências; ataques de pânico e ansiedade; depressão; fobias; manejo de dores crônicas, doenças psicossomáticas e autoimunes.

Bem como, quem deseja aprimorar o desempenho atual, abrangendo preparações para vestibulares, concursos, apresentações artísticas e intelectuais, além de competições realizadas por atletas de alto rendimento, a fim de potencializar as suas capacidades humanas.

___________________________________________

Por Luciana Lima Leite

Psicóloga, Psicoterapeuta na abordagem Gestalt-terapia e Supervisão Clínica

​Além de Psicóloga Clínica, tem capacitação em Terapia Comunitária e é idealizadora do Workshop Aqui e Agora, voltado para o desenvolvimento humano, do PsicoEncontro e das Rodas de Conversa PSI.

www.psilucianaleite.com.br | contato@psilucianaleite.com.br | + 55 (61) 98436.7555

CRP - 01/12056 | Brasília - DF

#LucianaLeite #EMDR #Psicologia

© 2016-2020 por vempensarPSI.com.br e cristinadallanora.com.br

Atenção: este site não oferece atendimento imediato e de emergência. Em caso de crise, ligue para 188 - Centro de Valorização da Vida - ou acesse www.cvv.org.br. Procure o hospital mais próximo em caso de emergência.