• Daniel Portela

13 Reasons Why e CVV


Fonte imagem: Google, Divulgação

Fui assistir pela repercussão da Psicologia acerca da série 13 Reasons Why e foi uma boa surpresa.

Não pelo fato de "romantizar o suicídio", mas pela desconstrução da ideia de que o ato é uma escolha do sujeito que o faz. Essa série traz a construção de um sujeito em sofrimento frente a seus agressores e tentativas de enfrentar a vida até certo ponto em que se encontra sem saída.

Sim, sem saída. A morte não é uma escolha em detrimento à vida. Para se chegar a tal ponto, o indivíduo encontra-se sem saída, sem perspectiva de melhora, entorpecido.

Além disso, a história é do Clay. De se encontrar e se entender dentro desse processo. Apesar de sentir culpa de tudo, ele compreende que o suicídio de Hannah foi muito além de seu controle. Ele entendeu que o conjunto de negligências (familiares, escolares, etc.) que ela sentiu foram determinantes para o sentimento de desesperança.

Nós matamos Hannahs todos os dias sem perceber.

Se você conhece alguém nessa situação de bullying ou que precise de ajuda para suas questões emocionais e psicológicas: Oriente a pessoa a ligar para o CVV e procure ajuda profissional.

CVV - Centro de Valorização da Vida

DISQUE 141

http://www.cvv.org.br

O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

___________________________________________

Por Daniel Portela de Deus Albano

Psicólogo, Psicoterapeuta na perspectiva Histórico-cultural, Hipnoterapeuta e Consultor em Psicologia

​Além de Psicólogo Clínico, é empreendedor na área da Psicologia com administração e

gestão de clínica. É um dos idealizadores do projeto Finanças para Psicólogos.​​

www.daniel.psc.br | portela@live.com | + 55 (61) 99237.5949

​CRP - 01/14482 | Brasília - DF

#DanielPortela #CVV #Comportamento #Séries #Reflexão #Psicologia

© 2016-2020 por vempensarPSI.com.br e cristinadallanora.com.br

Atenção: este site não oferece atendimento imediato e de emergência. Em caso de crise, ligue para 188 - Centro de Valorização da Vida - ou acesse www.cvv.org.br. Procure o hospital mais próximo em caso de emergência.