13 Reasons Why e CVV

Fonte imagem: Google, Divulgação
Fui assistir pela repercussão da Psicologia acerca da série 13 Reasons Why e foi uma boa surpresa.
Não pelo fato de "romantizar o suicídio", mas pela desconstrução da ideia de que o ato é uma escolha do sujeito que o faz. Essa série traz a construção de um sujeito em sofrimento frente a seus agressores e tentativas de enfrentar a vida até certo ponto em que se encontra sem saída.
Sim, sem saída. A morte não é uma escolha em detrimento à vida. Para se chegar a tal ponto, o indivíduo encontra-se sem saída, sem perspectiva de melhora, entorpecido.
Além disso, a história é do Clay. De se encontrar e se entender dentro desse processo. Apesar de sentir culpa de tudo, ele compreende que o suicídio de Hannah foi muito além de seu controle. Ele entendeu que o conjunto de negligências (familiares, escolares, etc.) que ela sentiu foram determinantes para o sentimento de desesperança.
Nós matamos Hannahs todos os dias sem perceber.
Se você conhece alguém nessa situação de bullying ou que precise de ajuda para suas questões emocionais e psicológicas: Oriente a pessoa a ligar para o CVV e procure ajuda profissional.
CVV - Centro de Valorização da Vida
DISQUE 141
O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.
___________________________________________
Por Daniel Portela de Deus Albano
Psicólogo, Psicoterapeuta na perspectiva Histórico-cultural, Hipnoterapeuta e Consultor em Psicologia
Além de Psicólogo Clínico, é empreendedor na área da Psicologia com administração e
gestão de clínica. É um dos idealizadores do projeto Finanças para Psicólogos.
www.daniel.psc.br | portela@live.com | + 55 (61) 99237.5949
CRP - 01/14482 | Brasília - DF
#DanielPortela #CVV #Comportamento #Séries #Reflexão #Psicologia