• Cristina Dalla Nora

DSM ? - Reflexão


Olá pessoal!

Tive acesso a um documentário produzido pela Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos que, segundo o site, foi criada em "1969 como uma vigilância global empenhada em investigar e expor as violações dos direitos humanos no campo da saúde mental. A partir da sua sede em Los Angeles, a CCHR coordena as atividades entre as suas filiais em todo o mundo".

Existem vários vídeos no site sobre Saúde Mental, mais especificamente sobre a violação dos Direitos Humanos nessa questão.

Hoje, gostaria de compartilhar o vídeo que conta a história do DSM - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - que está em sua 5ª edição. Neste vídeo, podemos acompanhar questões importantes sobre a Saúde Mental e a forma como a psiquiatria lida com os diagnósticos e tratamentos dos distúrbios mentais, segundo este documentário, produzido por esta Comissão.

Não estou aqui falando sobre defender um lado ou outro, apenas quero levantar reflexões sobre a questão exposta no documentário

A chamada para o vídeo no site está descrita abaixo e para acessar o vídeo, é necessário clicar no link - você será direcionado para o site da comissão, basta dar play no vídeo que aparece:

http://www.cchr.pt/videos/diagnostic-statistical-manual.html

MANUAL DE DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO: A FARSA MAIS MORTÍFERA DA PSIQUIATRIA

Uma farsa pseudo-científica elaborada...

São 943 páginas e lista 374 “distúrbios” mentais. É a base para a lista de distúrbios mentais na Classificação Internacional de Doenças, usada em todo o mundo. E embora pese menos de 2 quilos, a sua influência invade todos os aspectos da sociedade moderna: os nossos governos, os nossos tribunais, os nossos militares, os nossos média e as nossas escolas.

Usando-o, os psiquiatras podem obrigá-lo a tomar drogas psiquiátricas, retirar-lhe os seus filhos e tirar as suas liberdades mais preciosas. É o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais, e é o motor que impele uma indústria psiquiátrica de 330 mil milhões de dólares.

Mas haverá alguma solução por detrás do DSM? Ou não é nada mais do que uma farsa pseudo-científica elaborada?

Os criadores dos documentários de Lucros de Matar, O Marketing de Loucura e Erro Mortal, documentaram a verdade chocante da farsa mais mortífera por detrás da psiquiatria.

#Psiquiatria #TranstornosMentais #Reflexão #CristinaDallaNora

© 2016-2020 por vempensarPSI.com.br e cristinadallanora.com.br

Atenção: este site não oferece atendimento imediato e de emergência. Em caso de crise, ligue para 188 - Centro de Valorização da Vida - ou acesse www.cvv.org.br. Procure o hospital mais próximo em caso de emergência.