• Cristina Dalla Nora

Setembro Amarelo


10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Olá pessoal, tudo bem? Vocês já devem ter visto alguma movimentação em volta do #SetembroAmarelo neste ano, ou até mesmo em anos anteriores.

Mas o que é o Setembro Amarelo?

A principal entidade por trás do Setembro Amarelo aqui no Brasil é o CVV (Centro de Valorização da Vida - Ligue 188) que atua na prevenção do suicídio desde 1962 de forma gratuita. Com o envolvimento do CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) o movimento vem crescendo a cada ano e envolvendo também outros profissionais, como é o caso dos psicólogos, e promovendo ações de rua, com caminhadas, passeios e abordagens nas cidades.

Isso tudo começou em 2014, aqui no Brasil, e consiste em uma campanha realizada para a conscientização da população, em busca de prevenção e informação sobre o suicídio, que a cada ano aumenta suas estatísticas no mundo todo. Em escala mundial, tem a IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) que divulga o movimento e vinculou o mesmo ao dia 10 de setembro, em que é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Falar é a Melhor Solução.

E, sim, é verdade!

Visto ainda como um tabu, uns desviam do assunto, não querem saber, fingem que não percebem e muitos dizem que é frescura; para quem tem a ideação suicida, a busca pela ajuda é difícil, pois devido aos comportamentos e preconceitos dos outros, muitas vezes, a pessoa sente vergonha e discriminação para falar sobre o seu sofrimento e pedir de fato ajuda.

Os índices são muito preocupantes! No Brasil, são 32 mortos por dia – esse número supera a AIDS e a maioria dos tipos de câncer que fazem vítimas diárias em nosso país. Isso nos leva a quase 12 mil casos por ano, no Brasil, sendo considerado um problema de saúde pública. No mundo, a OMS em seu relatório de 2014, estimou que são mais de 800 mil casos por ano, ou seja, um suicídio a cada 40 segundos e que poderíamos prevenir 9 em cada 10 casos. Essas são estatísticas de suicídio, ainda temos as tentativas, os pensamentos, os planos que não tomamos conhecimento.

Assim como outras doenças que também eram / são tabus em nossa sociedade, envoltas de mitos e preconceitos, precisamos Falar sobre Suicídio, com o objetivo de esclarecer, conscientizar, prevenir e divulgar que por mais sem saída que alguém possa se encontrar,

NÓS PODEMOS AJUDAR!

Busque ajuda, fale!!

Sabemos que a maioria das pessoas que pensam em tirar a própria vida querem, na verdade, acabar com uma imensa dor que existe dentro delas, pois vivenciam situações de depressão, transtornos, entre outros.

O Setembro Amarelo é representado pela fitinha amarela, assim como tantos outros movimentos como o Outubro Rosa (fitinha rosa) pela prevenção e tratamento do câncer de mama; recentemente, o Janeiro Branco (fitinha branca) pela promoção da Saúde Mental e Emocional, entre outros.

No site setembroamarelo.org.br, existe material e informações para ajudar na divulgação da prevenção ao suicídio e todo mundo pode ajudar. Alguns dos materiais disponibilizados são esses, para camisetas, faixas e divulgação nas redes sociais:

Fontes consultadas:

http://www.setembroamarelo.org.br

http://istoe.com.br/setembro-amarelo-alerta-para-a-prevencao-ao-suicidio/

Outras Imagens: Google, divulgação

#Psicólogo #Suicídio #SetembroAmarelo #CVV #Prevenção #Informação

© 2016-2020 por vempensarPSI.com.br e cristinadallanora.com.br

Atenção: este site não oferece atendimento imediato e de emergência. Em caso de crise, ligue para 188 - Centro de Valorização da Vida - ou acesse www.cvv.org.br. Procure o hospital mais próximo em caso de emergência.