
Setembro Amarelo
10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção do Suicídio
Olá pessoal, tudo bem? Vocês já devem ter visto alguma movimentação em volta do #SetembroAmarelo neste ano, ou até mesmo em anos anteriores.
Mas o que é o Setembro Amarelo?

A principal entidade por trás do Setembro Amarelo aqui no Brasil é o CVV (Centro de Valorização da Vida - Ligue 188) que atua na prevenção do suicídio desde 1962 de forma gratuita. Com o envolvimento do CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) o movimento vem crescendo a cada ano e envolvendo também outros profissionais, como é o caso dos psicólogos, e promovendo ações de rua, com caminhadas, passeios e abordagens nas cidades.
Isso tudo começou em 2014, aqui no Brasil, e consiste em uma campanha realizada para a conscientização da população, em busca de prevenção e informação sobre o suicídio, que a cada ano aumenta suas estatísticas no mundo todo. Em escala mundial, tem a IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) que divulga o movimento e vinculou o mesmo ao dia 10 de setembro, em que é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Falar é a Melhor Solução.
E, sim, é verdade!
Visto ainda como um tabu, uns desviam do assunto, não querem saber, fingem que não percebem e muitos dizem que é frescura; para quem tem a ideação suicida, a busca pela ajuda é difícil, pois devido aos comportamentos e preconceitos dos outros, muitas vezes, a pessoa sente vergonha e discriminação para falar sobre o seu sofrimento e pedir de fato ajuda.
Os índices são muito preocupantes! No Brasil, são 32 mortos por dia – esse número supera a AIDS e a maioria dos tipos de câncer que fazem vítimas diárias em nosso país. Isso nos leva a quase 12 mil casos por ano, no Brasil, sendo considerado um problema de saúde pública. No mundo, a OMS em seu relatório de 2014, estimou que são mais de 800 mil casos por ano, ou seja, um suicídio a cada 40 segundos e que poderíamos prevenir 9 em cada 10 casos. Essas são estatísticas de suicídio, ainda temos as tentativas, os pensamentos, os planos que não tomamos conhecimento.
Assim como outras doenças que também eram / são tabus em nossa sociedade, envoltas de mitos e preconceitos, precisamos Falar sobre Suicídio, com o objetivo de elucidar, conscientizar, prevenir e divulgar que por mais sem saída que alguém possa se encontrar,
NÓS PODEMOS AJUDAR!
Busque ajuda, fale!!
Sabemos que a maioria das pessoas que pensam em tirar a própria vida querem, na verdade, acabar com uma imensa dor que existe dentro delas, pois vivenciam situações de depressão, transtornos, entre outros.
O Setembro Amarelo é representado pela fitinha amarela, assim como tantos outros movimentos como o Outubro Rosa (fitinha rosa) pela prevenção e tratamento do câncer de mama; recentemente, o Janeiro Branco (fitinha branca) pela promoção da Saúde Mental e Emocional, entre outros.

No site setembroamarelo.org.br, existe material e informações para ajudar na divulgação da prevenção ao suicídio e todo mundo pode ajudar. Alguns dos materiais disponibilizados são esses, para camisetas, faixas e divulgação nas redes sociais:


Fontes consultadas:
http://www.setembroamarelo.org.br
http://istoe.com.br/setembro-amarelo-alerta-para-a-prevencao-ao-suicidio/
Outras Imagens: Google, divulgação
#Psicólogo #Suicídio #SetembroAmarelo #CVV #Prevenção #Informação