• Cristina Dalla Nora

WhatsApp vs. Psicologia


Olá pessoal.

Estamos vivendo a revolução nas comunicações e interações virtuais e a Psicologia está acompanhando esse avanço tecnológico em nossas vidas e possibilitando a interação cliente/paciente-psicólogo por meio de novas resoluções e diretrizes.

Em Novembro/2018, entrou em vigor a nova Resolução CFP 11/2018, que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação (TICs), ou seja, o atendimento psicológico on-line.

Nós, psicólogos, que passamos a atender on-line e/ou interagimos com nossos clientes/pacientes por aplicativos de mensagens, precisamos sempre estar atentos aos recursos que estamos utilizando para garantir e segurança e a privacidade das informações trocadas virtualmente.

Quando falamos que o WhatsApp não é um aplicativo seguro e indicado para essas interações e, principalmente, para os atendimentos psicológicos on-line, muitos colegas e até mesmo clientes/pacientes questionam o porquê.

Nessa semana, vimos um sério problema acontecer com o WhatsApp e, por isso, devemos sempre repensar e refletir sobre o nosso uso desse aplicativo, principalmente para fins profissionais.

Acompanhe as notícias:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-48264945

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/gadgets/noticia/8319307/buffer-overflow-entenda-a-falha-que-permitiu-o-ataque-global-ao-whatsapp

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/05/15/programa-suspeito-de-ter-sido-usado-em-ataque-no-whatsapp-foi-criado-por-empresa-polemica.ghtml

Há suspeita de que o NSO Group esteja envolvido nesse caso.

“O grupo é responsável pelo software espião Pegasus, capaz de coletar quase todas as informações de um celular — ligações, câmera, contatos e mensagens, entre outros. Esse programa teria sido usado por hackers na falha no WhatsApp. A NSO nega envolvimento no caso.” (Fonte: último link G1)

É bom lembrar, que quando utilizamos a internet, ficamos vulneráveis de alguma forma. É por isso que é importante utilizarmos programas e plataformas com segurança e criptografia adequadas, e sempre cuidarmos com backup de históricos de conversas. É importante estar com tudo atualizado nos dispositivos também: sistema operacionais e programas/aplicativos, e antivírus.

Um abraço!

#AtendimentoPsicológicomediadoportecnologias #Informação #CFP #AtendimentoPsicológicoonline

© 2016-2020 por vempensarPSI.com.br e cristinadallanora.com.br

Atenção: este site não oferece atendimento imediato e de emergência. Em caso de crise, ligue para 188 - Centro de Valorização da Vida - ou acesse www.cvv.org.br. Procure o hospital mais próximo em caso de emergência.