WhatsApp vs. Psicologia
Olá pessoal.
Estamos vivendo a revolução nas comunicações e interações virtuais e a Psicologia está acompanhando esse avanço tecnológico em nossas vidas e possibilitando a interação cliente/paciente-psicólogo por meio de novas resoluções e diretrizes.
Em Novembro/2018, entrou em vigor a nova Resolução CFP 11/2018, que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação (TICs), ou seja, o atendimento psicológico on-line.
Nós, psicólogos, que passamos a atender on-line e/ou interagimos com nossos clientes/pacientes por aplicativos de mensagens, precisamos sempre estar atentos aos recursos que estamos utilizando para garantir e segurança e a privacidade das informações trocadas virtualmente.
Quando falamos que o WhatsApp não é um aplicativo seguro e indicado para essas interações e, principalmente, para os atendimentos psicológicos on-line, muitos colegas e até mesmo clientes/pacientes questionam o porquê.
Nessa semana, vimos um sério problema acontecer com o WhatsApp e, por isso, devemos sempre repensar e refletir sobre o nosso uso desse aplicativo, principalmente para fins profissionais.

Acompanhe as notícias:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-48264945
Há suspeita de que o NSO Group esteja envolvido nesse caso.
“O grupo é responsável pelo software espião Pegasus, capaz de coletar quase todas as informações de um celular — ligações, câmera, contatos e mensagens, entre outros. Esse programa teria sido usado por hackers na falha no WhatsApp. A NSO nega envolvimento no caso.” (Fonte: último link G1)
É bom lembrar, que quando utilizamos a internet, ficamos vulneráveis de alguma forma. É por isso que é importante utilizarmos programas e plataformas com segurança e criptografia adequadas, e sempre cuidarmos com backup de históricos de conversas. É importante estar com tudo atualizado nos dispositivos também: sistema operacionais e programas/aplicativos, e antivírus.
Um abraço!
#AtendimentoPsicológicomediadoportecnologias #Informação #CFP #AtendimentoPsicológicoonline