• Cristina Dalla Nora

Tabela de Honorários Psicologia


Olá pessoal, tudo bem?

A Tabela de Referências de Honorários dos serviços prestados por Psicólogos é atualizada de tempos em tempos. Essa tabela é divulgada pelo CFP e pela Fenapsi e é reajustada tomando como referência o INPC-IBGE.

Aí você me pergunta: o psicólogo é obrigado a seguir essa tabela?

Não. Não é obrigado, pois é uma tabela de referência, como o próprio nome diz.

É interessante observá-la, como profissional, e refletir sobre o valor do seu trabalho.

Também, como cliente/paciente, para entender que os serviços prestados por psicólogos dizem respeito ao trabalho deles e eles precisam ser remunerados por isso. Afinal, Psicologia é uma profissão regulamentada, com base científica, que exige formação superior e estudo continuado (ou seja, investimento).

Mas o psicólogo pode cobrar mais do que a tabela? Pode.

E menos? Pode também. Cada psicólogo vai estabelecer o preço do seu trabalho de acordo com suas necessidades e percepções. Muitos também estabelecem o preço junto com seus clientes, de acordo com as possibilidades e necessidades de cada parte. Dessa forma, quando ouvimos do nosso cliente sobre suas possibilidades, damos acesso a quem precisa do nosso serviço e não pode, talvez, pagar o valor da tabela, por exemplo.

Confira abaixo a Tabela que temos como referência atualmente ou acesse no site do CFP

https://site.cfp.org.br/servicos/tabela-de-honorarios/:

#AtendimentoPsicológico #Informação #CFP #Psicoterapia #Psicólogo #Honorários

© 2016-2020 por vempensarPSI.com.br e cristinadallanora.com.br

Atenção: este site não oferece atendimento imediato e de emergência. Em caso de crise, ligue para 188 - Centro de Valorização da Vida - ou acesse www.cvv.org.br. Procure o hospital mais próximo em caso de emergência.