Relações Tóxicas



"As pessoas estão chatas ultimamente"


Você já deve ter escutado alguém falando isso, certo? Ou então alguém reclamando do politicamente correto. Mas e se…

E se essas pessoas que estão sendo rotuladas de CHATAS - porque pontuam alguma atitude ou alguma fala problemática de alguém e insistem diariamente que precisamos de mudanças e transformações na sociedade em que vivemos - estão apenas…


E se essas pessoas estão apenas tentando ser MENOS TÓXICAS umas com as outras?


Sobre relações tóxicas:


É importante pensarmos que não são as pessoas que são tóxicas umas com as outras, mas as suas atitudes. Ou seja, as pessoas têm atitudes e comportamentos tóxicos.

Essas atitudes e comportamentos são moldados de acordo com a cultura, o momento sócio-político-econômico, a vivência de cada pessoa, etc.


Dessa forma, é possível reconhecermos e admitirmos nossas atitudes tóxicas, transformar a nossa realidade e trabalhar na reconstrução dos nossos valores e formas de viver.



“Estou fugindo de pessoas tóxicas”


Ultimamente estamos ouvindo muito essa frase ou algumas derivadas. O fato é que NÃO EXISTEM PESSOAS ÁTOXICAS. Com o entendimento de que não são as pessoas que são tóxicas, mas suas atitudes: NÃO É POSSÍVEL FUGIR DE PESSOAS QUE TÊM ATITUDES TÓXICAS.


Sabe por quê? Todo mundo já teve ou um dia ainda terá um ou mais comportamentos e atitudes tóxicas. Porque essas atitudes e comportamentos são moldados de acordo com a cultura, o momento sócio-político-econômico, a vivência de cada pessoa, etc.


A melhor pessoa para você se relacionar (inclusive você mesmo), é uma pessoa que admite e reconhece suas atitudes tóxicas e busca transformar a sua realidade e trabalhar na reconstrução dos valores e formas de viver. É um exercício diário (e vale a pena)!



Abandonar antigas atitudes que magoam ou violam direitos de outras pessoas é uma estratégia importante para a garantia de relações mais saudáveis. Extremamente necessário!


É importante diferenciarmos atitudes tóxicas de atitudes violentas, abusivas ou agressivas.



Cristina Dalla Nora

Psicóloga l CRP – 06/156944

Posts recentes

Ver tudo