STF e os testes psicológicos


Mais uma vez a Psicologia é atacada em nosso país. Dessa vez, pelo STF.


Estamos assistindo a repercussão do STF ter considerado como inconstitucional a Resolução CFP 002/2003, sobre a comercialização dos testes psicológicos.

Imagem: CFP



O CFP fez uma publicação muito completa para elucidar as principais dúvidas sobre o caso e como estão trabalhando para defender a profissão e a sociedade, acesse:

https://site.cfp.org.br/perguntas-e-respostas-decisao-do-stf-sobre-testes-psicologicos/


A avaliação psicológica não deixou de ser atividade privativa dos psicólogos (Lei 4.119/1962). O que muda é o "acesso da sociedade à informação" - aos testes. Entretanto, os testes e manuais são materiais técnicos e são de uso privativo de psicólogos para o exercício da sua profissão. Por qual motivo a sociedade tem interesse em ter acesso a esse material?


Será que um acesso irrestrito não abrirá margem para fraudes nas avaliações psicológicas?

É muito preocupante!


Lembrando que nosso país caminha para uma liberação maior da posse e do porte de armas de fogo, e que a avaliação psicológica é fundamental para a obtenção do registro e porte de arma. E essa avaliação deve ser realizada por profissionais psicólogos capacitados e registrados, com seriedade, ética e compromisso.


As avaliações psicológicas não são apenas para o porte de armas, claro. São utilizadas para diversas demandas e o conhecimento técnico do psicólogo (formado no curso de graduação de psicologia) é de extrema importância e indispensável para a realização de uma avaliação e também para realizar um diagnóstico, por meio desses instrumentos.


Imagem: Vetor Editora



A Editora Vetor*, uma das principais e maiores editoras de testes psicológicos em nosso país, declarou apoio à Psicologia e defende a importância da qualificação profissional para tal atividade. Veja o posicionamento da Vetor:

https://app.rdstation.email/mail/7b520615-efca-406a-b086-a87ac0cfb50c?utm_campaign=posicionamento_-_stf&utm_medium=email&utm_source=RD+Station




Veja mais informações no site do CFP:

https://site.cfp.org.br/testes-psicologicos-stf-publica-decisao/



Cristina Dalla Nora

Psicóloga l CRP – 06/156944



* Esse post não é uma publicidade. Não tive acesso ao posicionamento de outras editoras de testes psicológicos sobre o assunto. Atualizarei o post quando tiver acesso.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo